Biomimética: Design inspirado na natureza

biomimética é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza, suas estratégias e soluções, e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência. A designação desta recente e promissora área de estudo científico provém da combinação das palavras gregas bíos, que significa vida e mímesis que significa imitação. Dito de modo simples, a biomimética é a imitação da vida.

Vale observar que Bionica, apesar da semelhança da definição, procura a “imitação por meio das maquinas” Ex.: (um braço bionico robotizado ou um braço desenvolvido semelhante as lagartixas a nivel celular Biomiméticamente) (fonte – wikipedia). Veja abaixo, exemplos desta inspiração do design na natureza.

1

O objetivo era evitar a explosão repentina contra o ar que ocorre quando um trem bala japonês entra no túnel. Os pesquisadores analisaram o mergulhar na água, a toda velocidade, de um Martim-Pescador. A cópia da forma do seu bico proporcionou a solução.

2

Misturador de água inspirado na flor “copo de leite”

3

Inspiração baseada na queda das sementes das árvores aplicadas em nano-veículos para uso militar e de investigação climática.

4

A estrutura de reflexão de luz presentes nas asas de mariposas, serviram como inspiração para o desenvolvimento de visores de eletrônicos mais brilhantes e econômicos.

5

A estrutura do Boxfish, inspirou a Mercedes Benz a desenvolver um veículo com um coeficiente de atrito 65% mais baixo do que qualquer convencional da época (2005).

6

As estruturas de peixes e plantas subaquaticas serviram como inspiração para o desenvolvimento de turbinas submarinas.

8

 

A Biomimética pode ser aplicado mesmo para as mais pequenas escamas. A empresa Biosignals queria saber como controlar as bactérias sem matar, o que lhes permitam usar essa força para prevenir infecções.

A empresa se inspirou nas algas Delisea pulchra que tem o poder de anular a capacidade natural de bactérias de se comunicar, por isso não pode intervir em uma infecção.

 

9

A forma das nadadeiras de baleias foi copiada e aplicada em hélices de turbinas, resultando num menor nivel de ruído e uma maior eficiência de geração de energia.

10


O velcro, tão util na vida das pessoas, foi desenvolvido a partir do estudo do Arctium (ou carrapicho), a partir do momento em que o cachorro de seu pesquisador teve seus pelos cheios desses vegetais durante um passeio.



Deixar uma resposta




© 2012 Renova Criatividade e Inovação LTDA Home Renova Criatividade News Contato

Switch to our mobile site