Warning: Declaration of c2c_ConfigureSMTP::options_page_description() should be compatible with C2C_Plugin_023::options_page_description($localized_heading_text = '') in /home/storage/9/d3/12/renovar-se/public_html/renova/wp-content/plugins/configure-smtp/configure-smtp.php on line 47

Warning: Declaration of gtrans::widget($args) should be compatible with WP_Widget::widget($args, $instance) in /home/storage/9/d3/12/renovar-se/public_html/renova/wp-content/plugins/gtrans/gtrans.php on line 263
O design integrado à natureza por Matteo Thun | Renova Criatividade
O design integrado à natureza por Matteo Thun

O designer e arquiteto italiano, Matteo Thun, não só respeita a natureza, mas se inspira nela. Atualmente, é um dos profissionais mais procurados pelos hotéis europeus que buscam projetos modernos, elegantes e sustentáveis.

 

Em 2010, Matteo Thun recebeu da prestigiada revista de design Wallpaper dois prêmios pelos projetos de uma estonteante banheira de ofurô feita com madeira lariço e o conjunto de panelas Terra, produzidas em alumínio fundido. Em ambos os projetos, sustentabilidade foi a palavra-chave.

 

 

Ofufô premiado

 

No início da década de 80, junto com Ettore Sottsass, Thun foi um dos fundadores do chamadoMovimento Memphis, que reuniu designers e arquitetos italianos de vanguarda, que ficaram famosos pela criação de objetos, móveis e tecidos com inspiração pós-moderna. Depois de ter obras expostas nos museus mais importantes do mundo, ele foi diretor criativo da empresa de relógios suíços Swatch e também abriu, em Milão, seu próprio escritório de arquitetura: Matteo Thun*.

 

O italiano já desenvolveu projetos para marcas como Alessi, Hugo Boss, Porsche, Zwillling, Ily, além de ter sido o arquiteto responsável por diversos hotéis de luxo. Com o passar dos anos, tornou-se cada vez mais consciente da necessidade de criar uma arquitetura que se integre ao meio ambiente e desenhar objetos belos, mas duráveis. Para Matteo Thun, o essencial é respeitar a natureza,  como ele conta nesta entrevista, realizada por email, nos intervalos de suas viagens.

 

Por que você decidiu investir no design sustentável? 

Porque é preciso ter um equilíbrio entre ecologia e economia e há uma necessidade pungente em encontrar soluções energéticas eficientes. O respeito à natureza sempre esteve presente em meu trabalho e eu e minha equipe trabalhamos todos os dias para tornar isso ainda mais viável.

 

O que é um produto sustentável?

Antes de começar qualquer projeto, eu tento descobrir como é o genius loci (termo utilizado pelos romanos), ou seja, a alma do ambiente. Eu quero construir algo que faça parte daquele lugar e não destruí-lo ou desintegrá-lo. A natureza sempre tem um papel fundamental. Ela deve ser o primeiro elemento e a minha arquitetura é influenciada e adaptada à ela. Nunca há uma divisão clara entre o interior e exterior, ambos estão juntos para formar um todo harmonioso. Para mim, esse é o primeiro passo para criar um projeto sustentável. Em seguida, é necessário pensar em todos os materiais que serão utilizados, pois eles têm um papel importantíssimo também.

 

Quais são os materiais mais modernos utilizados atualmente no design sustentável? 

Acho que não são somente materiais modernos, mas a maneira como os usamos de maneira diferente. Eu venho de um ethos de madeira, madeira e mais madeira! Aqui no escritório usamos constantemente a madeira de formas diferentes, seja em projetos arquitetônicos, design de interiores ou nos produtos que criamos.

 

Produtos com design ecológico ainda são mais caros? Quando isso deverá mudar? 

Os preços de alguns desses produtos está começando a baixar, na medida em que há uma maior demanda por eles. Um bom exemplo são os painéis solares, o que é extremamente positivo. O que esperamos é que a medida que o design sustentável se torne mais comum, esses produtos tenham um custo mais acessível.

 

Como é possível levar o design sustentável para países pobres onde sequer há condições básicas de moradia, saneamento ou higiene? 

Você tem que respeitar o meio ambiente e a natureza para poder criar um projeto sustentável. Primeiro é preciso descobrir as reais necessidades daquele lugar para somente depois adaptá-las ao projeto.

 

Qual é a importância de respeitar a natureza e o meio ambiente quando se cria um projeto? 

É muito importante. Primeiramente, o maior desafio é criar um ambiente em que as pessoas se sintam bem e lógico, respeitar o investimento. Nossa arquitetura não é egocêntrica. Ela é uma interação entre necessidades ecológicas, econômicas e sócio-culturais. Eu acredito que a sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas da arquitetura – interiormente e exteriormente, e o design é parte da responsabilidade do arquiteto.

 

Por que você recusou alguns projetos em Dubai? 

Porque muitas coisas mudaram. Para nós, arquitetos, tudo havia mudado há nove anos, quando houve o ataque terrorista aos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001. O consumo desenfreado despencou junto com as torres. Um exemplo disso? A crise econômica dos bancos em 2008. Por essa razão, minha equipe e eu decidimos abandonar os projetos em Dubai, onde está sendo criado um ambiente de loucura total de consumo. Os prédios estão sendo construídos de qualquer jeito, sem nenhuma preocupação com o meio ambiente. Para mim, daqui a alguns anos, Dubai se parecerá mais com o mundo retratado no filme Blade Runner.

 

Como o design pode influenciar a vida das pessoas? 

A natureza pode ter uma influência muito importante no design, assim como o design pode afetar a vida das pessoas. Eu, particularmente, prefiro materiais naturais e sem tratamento, acima de qualquer outro. Esse tipo de material desperta um sensação de toque. As pessoas sentem a necessidade de tocar e sentir. Através dessa experiência, elas se tornam mais conscientes sobre o meio ambiente e elas mesmas.

 

Alguns trabalhos realizados por Matteo Thun: Ambiente interno de uma loja da Hugo Boss, Bloom Hotel & Residences, ambiente interno para o Hotel Giardino. Mais trabalhos em matteothun.com

 

Fonte: Planeta Sustentável



Deixar uma resposta




© 2012 Renova Criatividade e Inovação LTDA Home Renova Criatividade News Contato

Switch to our desktop site